A revista francesa “Le Monde de la Musique”, na edição de fevereiro de 2004, aponta Luiz Gustavo Carvalho como um dos músicos mais promissores da sua geração, com o honroso aval de Nelson Freire que, sobre ele, comenta: “a primeira vez que eu o ouvi, ele tinha 11 anos e me impressionou muito; é alguém muito especial e preparado e tem um grande valor”.
Nascido em 1982, em Belo Horizonte, iniciou seus estudos aos 9 anos de idade, com Magdala Costa. Estudou também com Oleg Maisenberg na Universität für Musik und darstellende Kunst, em Viena e com Elisso Virsaladze no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, alem de receber importantes impulsos do pianistas Lazar Berman e do compositor György Kurtág. Em 2004, foi vencedor do II Concurso Nelson Freire para jovens Solistas no Rio de Janeiro. Aos 12 anos, tocou o Concerto de Shostakovitch com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Era o início de sua atividade concertística, que se estendeu rapidamente a várias cidades do Brasil e da Alemanha recebendo, já naquela época, significativos elogios da crítica internacional.
Suas atividades como recitalista e solista de diversas orquestras o levam frequentemente a importantes salas de concerto européias, tais como a Tonhalle de Zurique, o Palau de la Musica, em Barcelona, o Musikverein, em Viena, o Auditorium du Louvre e o Théâtre du Chatelet, em Paris e a Grande Sala do Conservatório Tchaikovsky, em Moscou. Convidado freqüente de diversos festivais tais como o Festival du Piano aux Jacobins em Marrakech e em Toulouse, o “Encuentro de Música de Santander”, o Festival “Musique en Brionnais” e o Festspiele Mercklenburg-Vorpommern. Em 2011, realizou o ciclo das 32 Sonatas de Beethoven em Belo Horizonte.
Solista de diversas orquestras tais como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica da Nova Rússia e a Camerata Salzburg, Gustavo Carvalho tocou sob a regência de Ira Levin, Howard Griffiths, Yuri Bashmet e Evgeny Bushkov entre outros. Como camerista, colaborou com os violinistas Geza Hosszu-Legocky e Daniel Rowland, o pianista Nelson Freire, a pianista Khatia Buniatishvili, a soprano Eliane Coelho, a violoncelista Natalia Gutman e com membros das Orquestras Filarmônicas de Viena e Berlim. Tocou o Concerto de Mozart para dois pianos e orquestra junto com a pianista Elisso Virsaladze e a “Orquestra Sinfônica da Nova Rússia”, na Grande Sala do Conservatório de Moscou.
Luiz Gustavo Carvalho é fundador e diretor artístico do Festival Artes Vertentes, em Tiradentes. Desde 2012, integra a direção artística do ZEITKUNST Festival, em Berlim.