1. Photo
  2. Photo
  3. Photo
  4. Title
  5. Photo
  6. Title
  7. Photo
  8. Photo
  9. Photo
  10. Photo
  11. Title 11
  12. Title 13

Sobre o Festival Internacional

   
O 1º Festival Internacional de Música de Câmara do PPGM/UFPB nasce a partir das séries de concertos que são realizadas regularmente pela área de música da UFPB, fortalecido com a fundação do Programa de Pós-Graduação em Música, no ano de 2004. Desde então, o PPGM tem recebido convidados de diversas instituições do país e do exterior, que se apresentam ao lado dos docentes do curso. Enriquecendo a vida artístico-cultural do Programa, como também de nossa comunidade, uma vez que todos os concertos são gratuitos e abertos ao público.

Desde 2013, o PPGM lançou sua Série Concertos Internacionais como também a Série Concertos PPGM, que agora se ampliam com a realização do 1º Festival Internacional de Música de Câmara - mais um passo com vistas à consolidação dos padrões da produção artística do Programa de Pós-Graduação em Música. Produção que anualmente é avaliada pelo Qualis Artístico da Capes, como parte integrante do processo de avaliação dos programas de pós-graduação na área de Artes/Música do país.
    
   
A realização do 1º Festival Internacional de Música de Câmara objetiva divulgar a produção artística da área de Práticas Interpretativas do PPGM (cordas e piano), promovendo maior integração entre os seus docentes, como também efetivar novas parcerias artístico-acadêmicas com os professores convidados e suas respectivas instituições de ensino.

Ao mesmo tempo, o Festival pretende oferecer novas oportunidades acadêmicas aos nossos discentes, através da realização de masterclasses e do contato com docentes e discentes de outras instituições.

O 1º Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB é promovido pela área de Práticas Interpretativas do PPGM com apoio da Reitoria da UFPB e da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música, viabilizado através de uma parceria artística com a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo - FUNESC, através de sua Presidência.
   
Sejam todos bem-vindos!

Apresentação

  1. Profa. Dra. Margareth Formiga Diniz - Reitora da UFPB
    Profa. Dra. Margareth Formiga Diniz - Reitora da UFPB
  2. Valério Fiel da Costa - Coordenador PPGM
    Valério Fiel da Costa - Coordenador PPGM
  3. Felipe Avellar de Aquino - Coordenador do Festival
    Felipe Avellar de Aquino - Coordenador do Festival
​   ​​​​
     A área de música da UFPB tem se destacado pela importância de seu intenso movimento musical, cuja repercussão social reverbera em todo o estado da Paraíba. Um movimento com inúmeras facetas, abrangendo diferentes gêneros e estilos musicais, que engloba desde a música popular à música de concerto; da música antiga à linguagem contemporânea. Fruto da competência e do talento de nossos docentes, dos nossos técnicos músicos/instrumentistas, como também de nosso brilhante corpo estudantil.

     De fato, a comunidade universitária tem sido brindada com apresentações quase diárias na Sala de Concertos Radegundis Feitosa. Seja de nossos professores, dos diversos grupos musicais vinculados à UFPB, dos alunos, da Orquestra Sinfônica, como também de artistas convidados. Temos tido o prazer de assistir a espetáculos dignos das mais importantes salas de concerto do país, fato que muito nos orgulha e que nos move pela sensibilidade e qualidade artística apresentada.

     É na certeza da riqueza deste movimento cultural que temos o prazer de apresentar o 1º Festival Internacional de Música de Câmara promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Ao longo de nossa gestão à frente da UFPB temos envidado os esforços necessários para estruturar a área de artes, valorizando a vocação do estado da Paraíba para as mais diversas formas de expressão artística: seja da música, das artes cênicas ou artes visuais. É, portanto, que, imbuídos deste espírito, estamos trabalhando arduamente para entregar a merecida estrutura da nova escola de música da UFPB, com laboratórios e equipamentos de ponta, a fim de estimular ainda mais a produção científica e artística desta área tão nobre de nossa Universidade, levando-a a patamares ainda mais altos de excelência acadêmica e artística.

   O apoio a este tipo de evento faz parte do plano institucional de gestão, que inclui a estruturação dos Departamentos e Laboratórios, a fim de fomentar a produção científica e artística, com vistas a contribuir para o desenvolvimento social de nossa região, ao mesmo tempo em que trabalhamos para expandir o impacto dessa atuação, dentro do projeto mais amplo de internacionalização da UFPB.

     Cientes da importância de um evento desta natureza para o enriquecimento da vida cultural de nossa região, a Reitoria da UFPB ratifica o apoio à realização do 1º Festival Internacional de Música PPGM-UFPB. É neste sentido que louvamos e parabenizamos a iniciativa, desejando muito sucesso e vida longa ao Festival.

Profa. Dra. Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz
Reitora da Universidade Federal da Paraíba

    
   ​
           A realização de eventos internacionais de grande porte no formato de festival é uma realidade da área no Brasil desde os anos 60 e tem servido como um dos principais fatores de potencialização da atividade artística no país. Festivais como Campos de Jordão, Curitiba, Londrina, Poços de Caldas, entre outros se configuraram como verdadeiros patrimônios culturais nos locais onde ocorreram e ocorrem pois movimentam a cena local de diversas maneiras: através da troca de conhecimentos através dos masterclasses, oficinas e ensaios abertos - que dão a oportunidade de estudantes de todos os níveis entrarem em contato com músicos renomados seja através de aulas ou como ouvintes; concertos de alto nível e a execução de obras raras são oferecidos ao público em geral ajudando a difundir e formar público para a música de concerto; intercâmbios de todos os níveis são realizados entre músicos e agitadores culturais produzindo novos quadros, revelando talentos e gerando massa crítica.

            A UFPB, apesar de toda sua qualidade artística e tradição na área da música de concerto ainda não tinha um evento equivalente, se contentando em exportar quadros para abrilhantar os festivais de fora. Tal evento promete reinserir a Paraíba e em especial a UFPB no seu lugar de direito entre os principais focos de produção de música de concerto do país. É com imensa satisfação, portanto, e com a certeza de colher bons frutos, que o PPGM vem a realizar o seu I Festival Internacional de Música de Câmara.

Prof. Dr. Valério Fiel da Costa
Coordenador do PPGM
    
   ​​​​​​​​​
         É com imensa satisfação que apresentamos a 1ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara PPGM-UFPB. Um evento que nasce a partir da vocação de uma área de música com quase 40 anos de atuação na formação de instrumentistas e que alicerçou a criação do Programa de Pós-Graduação em Música em 2004. Desde então, o PPGM tem recebido convidados de diversas instituições do país e do exterior, que se apresentam ao lado dos docentes da UFPB. Propiciando momentos de intenso fazer artístico, ao mesmo tempo em que enriquece a vida artístico-cultural do Programa, da nossa Universidade e da cidade de João Pessoa.

       Eventos desta natureza se constituem em atividade essencial para a experiência artística dos discentes, ao mesmo tempo em que brinda a comunidade com uma rica programação artística, uma vez que os concertos são inteiramente abertos e gratuitos. Além disso, estas atividades são complementadas com a realização de masterclasses, palestras, lançamentos de livros, CDs e DVDs, fazendo valer os preceitos do PPGM, que tem sua doutrina pautada no desenvolvimento da excelência artística aliada ao rigor científico. 

           Desde já agradecemos aos nossos maravilhosos colegas convidados: Jassen Todorov (San Francisco State University), Kate Hamilton (Universidad de Chile), Luiz Gustavo Carvalho e Eliane Tokeshi (USP) por se disponibilizarem a colaborar e enriquecer nosso Festival. Como também aos colegas da UFPB que aceitaram participar e colaborar com esta intensa experiência musical: José Henrique Martins, Luciana Noda, Hermes Cuzzuol, Ulisses Silva e Sandra Aquino!
    
Felipe Avellar de Aquino
Coordenador do Festival